utilizador 
 
password 
 
 

 

 



Especialidade multifacetada, a terapia da fala é a mais indicada para detectar, avaliar, diagnosticar e tratar as diferentes dificuldades que possam estar a travar ou a dificultar o desenvolvimento da comunicação humana. Apesar de se auto denominar “terapia da fala”, o seu campo de acção é bastante mais abrangente e incide sobre a reabilitação da linguagem, articulação, voz e gaguez, bem como os próprios actos de mastigar e engolir. Em crianças mais velhas, pode ainda incluir uma intervenção ao nível das capacidades de escrita e de leitura. A detecção precoce é extremamente importante nas crianças mais novas, simplesmente para que possam ter ultrapassado esses obstáculos quando chegarem à fase de ler/escrever que, por si só, já é um desafio.

As dificuldades de comunicação verbal nas crianças são frequentes, nomeadamente nas idades pré-escolar e escolar, e podem ser manifestadas das mais diversas formas, tendo ainda várias razões de ser. A terapia da fala é a especialidade mais indicada para estas situações e, embora seja válida para pessoas de todas as idades, o ideal é sempre uma detecção precoce, de forma a iniciar um tratamento rápido e eficaz.

A Terapia da fala é um serviço disponibilizado aos nossos alunos, sendo realizado numa primeira fase um rastreio para se diagnosticar eventuais perturbações nas áreas referidas. Na eventualidade de alguma criança ser assinalada para tratamento o encarregado de educação será informado e, caso seja do seu interesse, poderá ser efectuado um tratamento individualizado nas instalações da Morangos de S.Mamede Infesta.

Como o papel do educador é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, o terapeuta da fala reunir-se-á periodicamente com estes, orientando-os e aconselhando-os para que eles sejam capazes de detectar possíveis sinais de alerta e identificar alterações da fala e/ou linguagem.


 









 
 


De acordo com a Lei nº 144/2015 informamos que em caso de letígio, o foro competente será o
CNIACC (Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, do Porto)
www.cicap.pt | email: cicap@cicap.pt | Tel: +351 225 50 8349 / +351 225 02 9791 | Fax: +351 225 02 6109

webdesign